Quando o assunto é emagrecimento saudável, você já deve ter percebido que não faltam opções. Todavia, algumas das “técnicas” e métodos divulgados como fundamentais e de alta eficácia, além de não trazerem os resultados prometidos, ainda podem colocar em risco a saúde da pessoa.

Se você quer ter um emagrecimento saudável, a primeira coisa que vai precisar saber é diferenciar o que é falso daquilo que é verdadeiro. Por isso, preparamos esse artigo para ajudar você a tomar as melhores decisões, sempre com saúde. Acompanhe!

Esclareça as suas dúvidas sobre o emagrecimento saudável

Fibras ajudam a emagrecer

Verdade. Alimentos ricos em fibras, a exemplo dos grãos integrais, legumes, frutas, castanhas e sementes contam com muitos nutrientes e trazem menos calorias. Além disso, as fibras ajudam em muito a microbiota intestinal, melhora a digestão, diminui a sensação de fome e aumenta a saciedade.

Para emagrecer, é preciso sentir fome

Mito. Ficar muito tempo sem comer pode trazer muitas desvantagens ao organismo. Primeiro, porque a pessoa, muito provavelmente, vai comer mais na próxima refeição.

Segundo, quando o corpo passa longos períodos privado de alimentos, tende a armazenar energia. Como resultado, em vez de haver a redução de peso, pode acontecer o contrário. A recomendação é fazer refeições adequadas ao seu objetivo, composta de porções variadas e saudáveis, adequando seu nível de glicose sanguínea.

Se fizer exercícios pode comer o quiser

Mito. Na realidade, esse é um dos maiores erros cometidos pelas pessoas que querem emagrecer. Quando se fala em reduzir peso, é necessário ingerir alimentos nutritivos com baixo índice glicêmico, afim de manter uma carga glicêmica baixa na refeição. E obviamente aumentar a prática de atividades físicas.

Porém, se você ingerir alimentos muito calóricos e sem nutrientes, por exemplo, nas sobremesas após as refeições, o corpo não terá tempo para gastá-las. Por isso, é essencial equilibrar uma boa alimentação com a prática regular de exercícios físicos.

Beber água ajuda a emagrecer

Verdade. A água, por si só, não traz nenhuma propriedade que influencie na redução de peso. Porém, ela tem zero calorias, sendo assim, é possível reduzir a quantidade de ingestão de calorias diárias tomando água no lugar de outras bebidas, como leite e refrigerante.

Além disso, vale lembrar que a água tem um importante papel na manutenção do funcionamento de vários órgãos vitais. É um excelente nutriente para a saúde.

Alimentos light e diet emagrecem

Mito. É preciso tomar muito cuidado com esses alimentos. Os diet são voltados para pessoas que têm algum problema metabólico, como intolerância ao glúten e diabetes. Já os light, tem suas calorias reduzidas em comparação com a versão tradicional.

Aqui, há dois problemas. Primeiro, algumas pessoas terminam por consumir esses alimentos em maior quantidade por acharem que não afetam no ganho de peso, o que é um erro.

Segundo, para tornar mais agradável ao paladar e até mesmo para agradar os consumidores, as fabricantes podem adicionar gorduras e sódio para compensar o nutriente que foi removido.

Em outras palavras, esses alimentos não são feitos especificamente para quem deseja ter um emagrecimento saudável. Muito menos saúde.

Recomendações para um emagrecimento saudável

Não existem fórmulas milagrosas para emagrecer. Cada pessoa tem a sua necessidade, e os cuidados do profissional devem ser personalizados para você. Ter uma melhor qualidade de vida, nesse sentido, depende de uma reeducação alimentar, da prática regular de atividades físicas e de um acompanhamento profissional adequado.

Portanto, antes de iniciar qualquer dieta ou tomar algum medicamento para queimar gorduras, consulte sempre o seu médico. Ele poderá orientá-lo sobre como ter um emagrecimento saudável sem colocar em risco a sua saúde.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus!