A osteoporose é uma doença comum em pessoas acima de 50 anos, pois, com o avanço da idade, o corpo reduz a produção de osso naturalmente. Ao longo da vida, homens e mulheres perdem cerca de 30% de osso total no corpo. Essa perda óssea é inevitável e faz parte do processo normal de envelhecimento.

Mas pode-se mudar esse destino. Exercício físico regular, suplementação adequada e boa nutrição podem manter a produção de osso por toda a vida. Existem alimentos que ajudam a fortalecer a estrutura óssea e, portanto, previnem o aparecimento de osteoporose. 

Ossos saudáveis garantem qualidade de vida e ajudam a proteger os órgãos internos. Quando enfraquecem, colocam o nosso corpo em risco de fratura e limitam a nossa rotina diária. Alguma atividade que antes era comum pode ser considerada arriscada, devido aos ossos mais frágeis. 

Saiba agora quais alimentos ajudam a prevenir a osteoporose e não deixe de incluí-los em sua rotina alimentar

Alguns nutrientes são necessários para que o osso mantenha seu metabolismo adequado: cálcio, fósforo, magnésio, vitamina D, vitamina K2. Vale a pena consumir diariamente uma dieta balanceada com quantidades adequadas de proteína e esses nutrientes para manter seus ossos fortes. Conheça os alimentos mais ricos. Anote aí!

1. FRUTAS

Abacate, pêssego, morango, mamão papaia, ameixa seca, kiwi, ruibarbo, groselha, tamarindo.

2. LEGUMES

Espinafre, aipo, abóbora, cebola, agrião, alho poró, brócolis, rabanete, pepino, cogumelo Maitake e outros, endívia, acelga, pak choi, alface romana.

3. PEIXE, LATICÍNIOS E OVOS

Anchova, atum, salmão, sardinha, cavala, truta, iogurte natural, kefir, queijo de cabra, ovo orgânico, ovo de codorna.

4. CEREAIS E LEGUMINOSAS

Arroz Basmati integral, painço, quinoa, trigo sarraceno, espelta, broto de trigo, alfafa, milho, lentilha, feijões, tofu, missô, ervilha.

5. ERVAS AROMÁTICAS E TEMPEROS

Cebolinha, coentro, canela, cravo-da-Índia, pimenta-do-reino, cardamomo, melaço.

6. OLEAGINOSAS, SEMENTES E ÓLEOS

Amêndoas, nozes, noz pecã, coco, linhaça, semente de abóbora, tahini, chocolate amargo, óleo de linhaça, gergelim.

Agora você já conhece alguns alimentos que ajudam na prevenção da osteoporose. Aproveite!

Afinal, dos 50 anos de idade até mais de 70 anos precisamos consumir de 1.000 a 1.200 mg de cálcio por dia  para garantir  ossos fortes e saudáveis.

Mais uma dica importante! Tome um pouquinho de sol regularmente, pelo menos 3 vezes por semana, para ativar a vitamina D. Ela é fundamental para manter o cálcio no osso e evitar a osteoporose.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como endocrinologista em Manaus!